Quem Pode Ensinar sobre Empreendedorismo?

No ano passado, bombou um artigo na internet que dizia: “Porque a industria do empreendedorismo de palco irá destruir você”, escrito por Ícaro de Carvalho. No artigo, ele diz que todos andam empolgados com a possibilidade de empreender, graças a palestrantes que falam sobre o assunto e vendem essa ideia, mas nunca foram empresários de fato.

O empreendedorismo está cada vez mais na moda. Prova disso, são startup’s como Google e Facebook, que são consideradas as empresas mais valiosas do mundo e que são ações bem recentes. Fazendo com que as pessoas acreditem cada vez mais nesses palestrantes que aparecem por aí.

Mas será que quem pode ensinar empreendedorismo é quem empreendeu? Essa solução, é na verdade, muito simplista. O que normalmente acontece com esse empreendedor de sucesso é que ele teve um fator sorte, aleatoriedade ou até mesmo um ambiente adequado para isso.

Um exemplo de empresário de sucesso é Jorge Paulo Lemann, dono da Ambev, que teve todo um ambiente propício para empreender, com uma estrutura financeira e estudando em Harvard. Porém, Lemann nunca vai poder aconselhar um menino de periferia, que não teve oportunidade, a empreender, pois ele é uma exceção.

Até mesmo o empresário Flávio Augusto, da Wise Up, que diz ter saído de classe baixa, também é uma exceção. Pois muitos também vêm de classe baixa, se esforçam e acabam falindo.

Em palestras da Fiesp, por exemplo, quem fala sobre empreendedorismo são os mesmos empreendedores há anos. Como por exemplo o empresário da Chilli Beans, da Wizard, etc. Sendo sempre pessoas que, de alguma forma, são consideradas exceção e com uma história enviesada.

Quem possui a maior autoridade sobre o assunto, são pesquisadores dessa área, que sempre exploram dados e estatísticas sobre o tema. A pessoa que dedica seu tempo sobre o assunto, enxerga todos os casos possíveis de empreendedorismo que deram certo ou não, sendo mais confiável para dar conselhos.

Uma pessoa que não possui estrutura financeira para empreender, é um caso, outra é a que possui poder aquisitivo e tempo para isso. Então, há uma variedade de casos que precisam ser estudados antes de se arriscar nesse ramo.

Deixe seu comentário

comments

About The Author

Smarty Produtora de video marketing

Postagens Relacionadas