Facebook ou Youtube? Onde investir seu conteúdo?

É hora de nos aprofundarmos um pouquinho em dados para entendermos um pouco mais como realmente os vídeos funcionam dentro das maiores plataformas de entretenimento do mundo, o YouTube e o Facebook.

O estudo abaixo mostra uma análise realizada com mais de 24 mil vídeos no período de um mês, que foi possível entender melhor sobre a duração dos vídeos, dependendo do seu tipo de conteúdo, mostrando onde você pode escolher investir seu conteúdo.

Comprimento do vídeo: Youtube VS. Facebook

Como era de se esperar, o YouTube tem um conteúdo muito mais longo, tendo quase 10x mais tempo que os vídeos dentro do Facebook.

Fator que atribuímos ao fato dos criadores de conteúdo do YouTube investirem em mais tempo, porque o site atribui recomendações para canais que possuem uma taxa de média de tempo de visualização alta, porque assim mantém o usuário mais tempo online dentro da plataforma.

Já o Facebook trabalha com vídeos mais curtos, como intuito de ser assistido de forma rápida e leve no feed de notícias.

Média de duração (segundos):
Facebook – 81.22
Youtube – 870.89

Visualizações e Engajamento: Youtube VS. Facebook

Um levantamento anterior realizado pelo Buzzfeed mostrou que um vídeo postado no Facebook tende a gerar um envolvimento maior, levando em conta a praticidade de assistir, comentar e compartilhar sem ter que sair da plataforma.

Porém, nesse levantamento vemos que o Facebook precisa de menos visualizações para gerar o mesmo engajamento encontrado no YouTube.

É preciso ter em mente que o YouTube é uma plataforma própria para criação de conteúdo audiovisual, enquanto o Facebook tem a funcionalidade de vídeos sendo trabalhada há pouco tempo, gerando total de visualizações, etc.
Mas não tirem conclusões precipitadas.

Analisado de outro ponto de vista, esses mesmos dados sugerem que um engajamento no Facebook pode gerar mais visualizações para um determinado vídeo. Tudo depende do que é mais importante para você, visualizações ou engajamento.

Podemos então sugerir que os vídeos do Facebook podem ser mais bem vistos sobre o número de engajamentos que recebem, enquanto o YouTube acaba focando mais na qualidade da sua visita.

O YouTube claramente treinou seus espectadores para não ficarem apenas por perto, assistindo, mas interagindo também, através dos comentários e discussões que são abertas, um pouco antes de sair do site.

Por outro lado, o Facebook parece se preocupar em mandar o vídeo para frente, recebendo um like ou um possível share, fazendo com que outras pessoas visualizem aquele conteúdo.

Tá, mas qual o melhor comprimento para os vídeos nas duas plataformas?

No Facebook, quanto maior a duração do vídeo, maior a probabilidade de engajamento de alto nível ir para baixo. Enquanto no Youtube a situação é inversa, quanto maior o vídeo, maior a probabilidade de alto engajamento.

Se você quiser um envolvimento alto, o céu é o limite no YouTube. Os vídeos analisados tiveram uma média de quase 15 minutos de duração, enquanto o Facebook a média é de um minuto e meio.

Mas se você estiver procurando por conteúdos rápidos, o feed do Facebook pode fornecer um local melhor para obter um melhor resultado.

Recapitulando

– O engajamento de vídeos no Facebook é uma métrica mais confiável do que o total de visualizações;
– Vídeos mais curtos tende a fazer melhor em engajamento no Facebook;
– Os vídeos de maior engajamento no YouTube são quase 10 vezes mais longos do que os vídeos do Facebook;
– Quanto maior o tempo do vídeo no YouTube, maior a probabilidade dos espectadores se envolverem com ele.

O que podemos concluir com tudo isso?

Tanto o Facebook quanto o YouTube fazem parte das maiores plataformas de interação da atualidade, abrindo um leque de possibilidade para se trabalhar com conteúdo. É importante ressaltar, que não necessariamente a pessoa que viu o seu vídeo no YouTube terá visto o seu vídeo no seu feed do Facebook, então unir essas duas plataformas e trabalhá-las em conjunto pode ser a melhor alternativa para você, criador de conteúdo ou empresa que quer alavancar a imagem da sua organização na mente dos consumidores.

O sucesso virá da combinação das expertises do que funciona melhor em tal plataforma, e ir adaptando ao seu negócio.

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