Jiro Dreams Of Sushi – Indica #4

O documentário Jiro Dreams Of Sushi, fala da história de Jiro e seu restaurante no Japão, reconhecido até mesmo pelo guia Michelin, que divulga os melhores restaurantes do mundo.

 

O filme mostra a história do Jiro, que tem quase 90 anos e trabalha todos os dias em seu estabelecimento. Mostrando várias facetas da culinária japonesa, o restaurante como empreendimento, o cuidado com os produtos que são preparados com atenção, a cultura japonesa, entre outros.

 

Há uma parte biográfica que também é destacada no documentário, sobre a vida do Jiro, mostrando como ele teve uma infância pobre, começou a trabalhar até conseguir alcançar o atual nível de excelência da culinária. Um dos pontos que marcam por fazer parte da cultura japonesa, é também a relação do Jiro com seus filhos, parte mostrada de maneira simbólica.

 

O que mais chama atenção no longa 1 hora e 20 minutos (considerado o tempo ideal para documentários), é que o Jiro possui apenas um restaurante com 10 lugares.Não precisando abrir franquia ou um prédio com vários lugares. Além de ele mesmo querer servir, cozinhar e tratar o cliente com qualidade, dando toda a atenção.

 

Além desse detalhe de humildade do Jiro, podemos reparar no contraste da cultura empreendedora no Japão/Europa, se compararmos com o Brasil ou EUA. Nesses dois lugares, as pessoas sempre querem “pensar grande”, enquanto o Jiro só quer atender bem aqueles poucos clientes e está satisfeito com o que ganha, estando mais de 40 anos desse jeito.

(Visited 4 times, 1 visits today)

About The Author

Postagens Relacionadas